Quem Somos:
A Torquato é uma revista literária online sem fins lucrativos de Manaus, Amazonas, fundada em setembro de 2019. Seu objetivo é estimular a produção, difusão e contato entre autores contemporâneos de todas as regiões do Brasil e países lusófonos, com atenção especial à produção amazonense.
Seus editores são:
Alice Silva: mestranda no Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes (PPGLA) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Licenciada em Letras – Língua e Literatura Portuguesa pela UEA (2019). Tem interesse na análise de discursos produzidos sobre gênero, raça e classe, veiculados nas diferentes mídias. Tem publicação de textos literários em revistas como Ruído Manifesto (2022) e Sucuru (2022), além de coletâneas como os e-books Dossiê LiterAmazônicas (2021), Palavras do Norte, Mulheres do mundo (2021) e A Beleza do Partir – Sesc Rio Preto (2021).
Daniel Amorim: jornalista graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Como escritor, sua área de produção é o conto. Como leitor, sua obsessão é a prosa latino-americana contemporânea. Recebeu o Prêmio Literário Cidade de Manaus na categoria conto pelo livro “Zona de Sombra” (Penalux, 2020). Desde 2020, ministra oficinas de escrita literária.
Douglas Laurindo: graduado em Letras – Língua e Literatura Portuguesa, pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Além de atuar como professor, dedica-se à pesquisa e aos estudos no campo literário e linguístico. Escreve contos e poemas, tendo-os publicados em algumas revistas digitais.
Sam Nina: nascida em 1995, é designer, mestra pelo Programa de Pós-graduação em Letras e Artes (PPGLA) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Atua como Produtora Editorial e se dedica à pesquisa nos temas voltados aos estudos feministas e de gênero. Acredita na importância do continuum lésbico. Questionadora da existência humana e de padrões de feminilidade. Tem poemas publicados no ebook Dossiê LiterAmazônicas (2021), Revista Torquato (2021), Revista Ruído Manifesto (2021) e Coletânea Erótica: Versos Lésbicos pela Editora Tucum (2022).
Susy Freitas: graduada em Letras – Língua Inglesa e Comunicação Social – Jornalismo, e mestre em Ciências da Comunicação pela Ufam. É autora dos livros “Carrego meus furos comigo” (Urutau, 2020), “Alerta, selvagem” (Patuá, 2018) e “Véu sem voz” (Bartlebee, 2015). Em 2018, este último recebeu o Prêmio Literário Cidade de Manaus na categoria poesia. Desde 2020, ministra oficinas de escrita literária, dedicando-se também à prosa.
Linha editorial:
A Torquato tem como norte o combate ao racismo, lgbtfobia, machismo, fascismo e outras expressões de preconceito e desigualdade. Não buscamos, obrigatoriamente, apenas textos panfletários, mas que discutam, desprezem, ironizem e/ou reflitam o absurdo de tais práticas. Porém, temáticas mais gerais e/ou que perpassem as margens de tal linha editorial também são bem-vindas.
Formatos:
Aceitamos o envio de poemas, contos, crônicas, trechos de romances e formatos experimentais, além de produções em artes visuais.
A revista tem periodicidade semestral, publicando no meio e no final do ano. Para submeter um texto para a Torquato, é só seguir nossas DIRETRIZES .
Contato: