Ela vive! Edição 4 da Revista Torquato

A edicão de outubro a dezembro de 2020 da Revista Torquato está disponível online para leitura. A edição foi contemplada pelo edital Conexões Culturais 2020 da Prefeitura de Manaus. O belíssimo trabalho de planejamento gráfico ficou por conta de Kato (@aanakato).

Essa edição também marca o aniversário de um ano da Torquato, feita de forma 100% voluntária por seus criadores em Manaus, Amazonas. O alcance e aceitação da revista ainda é motivo de espanto para nós, mas o espaço dado aos escritores e artistas visuais amazonenses e a oportunidade de ver esses trabalhos tratados com o mesmo cuidado e atenção dados aos artistas dos demais estados é o que nos deixa mais felizes nesse processo.

Todo trimestre a Torquato nos é motivo de briga e alegrias: como garantir que ela nunca seja sudestina? Que nunca deixe de ser nortista? Que sempre seja cada vez mais ofensiva às estruturas de poder dominantes numa sociedade injusta? E como equilibrar isso tudo no cotidiano dos trabalhadores simples que a produzem?

Responder essas perguntas durante a pandemia foi a prova mais difícil que essa publicação poderia ter passado. O ânimo, saúde mental e por vezes até a física duvidaram de sua continuidade. Afinal, qual o sentido de produzir e circular arte quando tantos sequer sobrevivem? Qual o impacto que a Torquato pode ter perante uma realidade avassaladora? A quem serve a sua circulação? E é por isso que o lápis de Maura Lopes Cançado surgiu na hoje tradicional citação ao fim da revista.

Talvez o avanço do obscurantismo, mesmo num cenário em que a reflexão e o bom senso deveriam falar mais alto, justifiquem algumas respostas das questões acima. E deixamos ao leitor o desafio de elaborá-las.

Daniel Amorim e Susy Freitas, dezembro de 2020.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s